Uma onda de casos da doença de Parkinson tem tomado os Estados Unidos e preocupado bastante os especialistas nos últimos tempos. A medicina apresenta dificuldade em rastrear a causa, em grande parte porque a condição neurológica degenerativa pode ser desencadeada pela exposição a produtos químicos anos antes dos sintomas aparecerem. No entanto, talvez tenham conseguido achar um culpado: tricloroetileno (TCE), presente em produtos de limpeza doméstica e industrial.
Quem levantou o olhar para essa possibilidade foi o neurologista Ray Dorsey, da University of Rochester Medical Center, durante uma entrevista ao The Guardian. Justiça seja feita: não é a primeira vez que os especialistas apontam esse suspeito, mas acontece que o composto é frequentemente esquecido em estudos sobre a doença porque décadas inteiras podem se passar entre a exposição e o início dos sintomas em alguns casos.
A doença de Parkinson já é o distúrbio neurológico de crescimento mais rápido no mundo; nos Estados Unidos, o número de pessoas com Parkinson aumentou 35% nos últimos dez anos, segundo Dorsey, que estima que nos próximos 25 anos o número vai dobrar.