Estudo na Dinamarca relaciona ataque cardíaco a menor risco de Parkinson

Estudo de pesquisadores dinamarqueses apontou correlação entre pacientes que tiveram ataque cardíaco a um menor risco de desenvolver doença de Parkinson.

O levantamento é o primeiro que investiga as duas condições e ainda precisa de mais aprofundamentos para analisar a relação a fundo. Ele foi publicado no Jaha (Jornal da Associação Americana do Coração, na tradução do inglês), em 16 de fevereiro.

Segundo a pesquisa, que acompanhou 181.994 pacientes do sistema de saúde da Dinamarca que sofreram um ataque cardíaco entre 1995 e 2016, o risco apresenta queda de cerca de 20%. Essas pessoas foram comparadas a uma base com 909.970 pacientes de controle, divididos por idade, gênero e ano do diagnóstico do ataque cardíaco.

Enquanto isso, o risco de desenvolver parkinsonismo caiu 28%. Essa condição é descrita no estudo como dificuldades de movimento e outros sintomas semelhantes ao Parkinson, embora, não tenha sido classificado como ele. Os participantes do estudo foram acompanhados por 21 anos, no máximo.

Leia mais…