Doença de Parkinson
Doença de Parkinson
A doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum, acometendo 1% da população com idade superior a 60 anos de idade. Porém, comumente acomete indivíduos mais jovens. Os sintomas mais comuns são tremor, lentidão dos movimentos e rigidez.
O tratamento é feito pelo neurologista, que hoje em dia conta com um arsenal variado de medidas terapêuticas: de medicamentos por via oral, adesivos cutâneos, toxina botulínica para problemas de salivação a cirurgia de estimulação cerebral profunda.
Apesar de ainda não existir cura para a doença de Parkinson, o acompanhamento clínico é fundamental para garantir bom controle dos sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Outras doenças degenerativas podem ser confundidas com doença de Parkinson devido à semelhança de alguns sintomas. Entre elas, paralisia supranuclear progressiva, atrofia de múltiplos sistemas e degeneração cortico-basal. Nestes casos a atuação do neurologista com experiência em transtornos dos movimentos pode ajudar a esclarecer o diagnóstico correto e melhorar a qualidade do acompanhamento clínico.