Alzheimer e Demências

Doença de Alzheimer e Demências

O termo demência ou síndrome demencial é usado para identificar doenças neurológicas que cursam com comprometimento das habilidades intelectuais do indivíduo que costuma ocorrer de forma lentamente progressiva. A demência mais comum é a doença de Alzheimer, que tem como principal fator de risco a idade. O quadro típico costuma trazer comprometimento de memória recente e evoluir com alterações de localização espacial, linguagem, pensamento abstrato, reconhecimento de pessoas e alterações de comportamento.
 

Apesar de não haver cura para a doença de Alzheimer, existem remédios que podem trazer melhora temporária dos sintomas para alguns pacientes. A segunda demência mais comum é a Doença de Lewy ou Demência com corpúsculos de Lewy. Nessa condição além do comprometimento das habilidades intelectuais ocorre também alterações do movimento parecidas com a doença de Parkinson, como rigidez, lentidão dos movimentos e tremor.

 Os pacientes acometidos por essa doença podem manifestar flutuação no nível de consciência, medo e ansiedade excessivas, e alucinações visuais (mais comumente na forma de animais e pessoas). 

 Outras demências mais raras são: Demência Fronto-temporal variante comportamental e as afasias primárias progressivas: demência semântica e afasia não fluente progressiva. 

O acompanhamento com especialista é importante para o diagnóstico correto e manejo dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.