A doença de Alzheimer é a principal causa de demência no mundo e tem como principal fator de risco a idade. A partir os 65 anos de idade o risco de contrair a doença aumente significativamente. Outros fatores de risco são: presença de parente de primeiro grau diagnosticado com a doença, tabagismo, sedentarismo, obesidade, hipertensão arterial e diabetes.
O quadro clínico típico da doença é marcado por comprometimento da memória recente com evolução lentamente progressiva, seguido por dificuldade de localização espacial, comprometimento da linguagem e do pensamento abstrato, dificuldade em reconhecer pessoas conhecidas e alterações do comportamento (perda de interesse em atividades de lazer, apatia, agitação psicomotora, agressividade, mudança de personalidade, etc.).
Apesar de ainda não haver cura para a doença de Alzheimer, um grupo de remédios chamados anticolinesterásicos pode trazer benefício para até dois terços das pessoas acometidas pela doença. Além disso, existem tratamentos sintomáticos que podem ajudar a aliviar sintomas e contribuir para melhorar a qualidade de vida.