Enxaqueca

Enxaqueca

A enxaqueca é a doença neurológica mais comum. Afeta milhões de pessoas no mundo todo, sendo uma das principais causas de adoecimento e perda de dias produtivos.

A principal característica da enxaqueca é o fato de ser uma doença episódica, o que significa que os sintomas ocorrem em episódios de duração limitada (comumente de 4 a 72 horas). Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça afetando uma metade ou parte da cabeça, que vem acompanhada de outros sintomas neurológicos, como alterações visuais, náuseas e vômitos, sensibilidade à luz, barulho e odores. A dor tende a piorar com a movimentação do corpo e aliviar com o repouso. Vários fatores podem desencadear crises, como falta de sono, estresse, jejum prolongado e, nas mulheres, o período menstrual. 

Algumas pessoas podem ter episódios de enxaqueca muito frequentes, o que traz um impacto bastante negativo à vida pessoal e ao trabalho. Quando os episódios de enxaqueca são pouco frequentes recomenda-se o tratamento das crises e tentar evitar os fatores desencadeantes. 

No entanto, algumas pessoas passam a apresentar crises muito frequentes ou até mesmo dor com frequência diária. Nesses casos, recomenda-se o uso do tratamento profilático, que consiste no uso de remédios de uso contínuo para diminuir a frequência das crises e melhorar a qualidade de vida.